Seguidores

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

VAI NA FÉ

VAI NA FÉ


Quando digo que gosto de olhar para os pormenores, não significa que vivo disso, mas se ficarmos atentos, às vezes, há coisas que nos escapam e dizem muito. Gosto de olhar para os olhos e para os sapatos. É interessante como o calçado nos diz muito. Não falo de moda, mas de desgaste. Podemos ver se nesse dia a pessoa já andou muito. Já houve trabalho, descuido, cansaço. A própria posição dos pés diz algo. Se é uma pessoa nervosa, ansiosa, tímida, calma. São pormenores, é verdade!!! mas ajudam muito quando pretendemos fazer uma leitura. As pessoas tem a sua historia, e quer queiramos quer não, ninguém pode deixar isso na porta da sua vida. Quando abordamos alguém, nunca sabemos o que ficou em casa. No entanto nas respostas aos desafios isso vai connosco. Quando nos "zangamos" com alguém nunca devemos esquecer isso. Talvez possamos relativizar muito coisa e viver mais alegres e em paz.

Na doença (quando a abordamos) muitas vezes o que provoca dor, não é apenas o físico, mas a incerteza, a fragilidade. Não nos passa pela cabeça, o sofrimento interior, de alguém quando é transferido de uma urgência, para um serviço, ou até para o bloco. O momento do espolio, quando a pessoa fica sem a roupa, os seus bens pessoais, feito num silêncio mecânico, descritivo, causa dor. A transferência feita numa maca, acompanhada por zelosos profissionais, caminhando para  um elevador ou mais, causa dor, trauma. É um momento de solidão. As vezes também vou no elevador, e tenho vontade de segurar na mão do doente e dizer-lhe calmamente que vai correr tudo bem. Muitas vezes não é a doença que provoca dor, mas saber que ficou alguém muito querido a porta da urgência. É uma separação que procura respostas e sobretudo uma ansiedade tão grande que até o tempo chora.

Um dia chamaram-me ao bloco para ver um doente que segundos antes dos procedimentos, pediu assistência religiosa. Estava tão ansioso e nervoso que era difícil acalma-lo. Quando me aproximei, sem a mascara, toquei-lhe na mão e disse-lhe que tudo iria correr bem. Ele respondeu-me que apenas queria ver uns olhos e uma boca, ou seja um rosto que lhe desse confiança. Aqui esta o segredo. Não há doenças mas doentes. Por isso acho que os pormenores são importantes.

Gostaria de terminar com esta advinha. Há dois dias na vida de todos nós, mesmo que quiséssemos não poderíamos mudar nada. Que dias são esses??



Até breve
CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.