Seguidores

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TUDO ESTÁ NO OLHAR

Tudo está no olhar...



Todos os dias recebo pessoas enviadas pelos diferentes serviços. Pois receber uma noticia triste toca e por momentos coloca-nos diante do abismo. Para não saltar, nada mais terapêutico do que olhar para ele, e imaginar o fundo desse vazio. Diante da angustia ficamos tão cegos, que por momentos parece que tudo fica confuso. É como se procurasse-mos desesperadamente uma chave, com ela na mão. A minha função é apenas escutar. Sabe bem quando podemos falar sem que ninguém nos pare, julgue. As vezes temos tanta vontade de ajudar, que paramos constantemente a pessoa que precisa de falar. Depois começamos com ditados, frases feitas que nem para nós servem. Escutar é sempre o ponto de partida para uma caminhada. Não se trata de ouvir, mas escutar.
A depressão, a tristeza crónica, o vazio são assuntos muito sérios. A cura é difícil, mas também sinto que é possível viver com elas. As vezes é preciso descobrir uma nova forma de olhar para o mundo. Se tenho medo do "medo", então olho para ele não como o inimigo, mas como uma porta que eu posso livremente fechar. Tudo esta na nossa cabeça.

Há pouco tempo recebi um jovem que vivia numa grande angustia. Dizia-me que via uma pessoa. Isso causava-lhe medo. A minha primeira pergunta foi esta. Essa pessoa fala contigo? faz-te mal? Ele respondeu-me negativamente. Então quando vires essa presença aprende a conviver com ela. Faz dela uma companhia. A angustia desse jovem desapareceu e transformou-se numa força que passou a motiva-lo.

Aprenda a viver com os problemas. Encontre uma nova leitura. Quando a caixa de pandora se abriu saíram todos os males, no entanto no fundo dessa caixa ficou bem guardada a esperança. O modo como eu espero é diferente do modo como outra pessoa espera. Dê sempre um rosto a essa esperança. Que não seja apenas uma palavra, mas uma presença.

Até breve

CM



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.